Vila Mariana

(11) 5571-1116

Rua Joaquim Távora, 652 - Vila Mariana
São Paulo-SP

Conteúdo

Estudos

 
A Oração no Século XXI 

Como seria a oração no século 21? Através de emails, palmtop, iphone, msg criptografadas.
2ª Pedro 3-14/18


-No principio Deus era absoluto para todos
-Mesmo os povos considerados pagãos, tinham vários deuses, mas quando dava alguma encrenca maior, criam sempre na existência de um Deus, maior
Ex. Jonas 1-5/10, Daniel os SAbios de Nabucodonozor qdo requeridos disseram isso é para aquele que não habita com os homens.


-Na Biblia os relatos, os fatos históricos mostram os Heróis da Fé se reportando ao Deus absoluto: Ex Sansão Clamor por Justiça Juizes 16-25/30
Ana Clamando por um filho I Sam 1-9/17

Ezequias doença 2 Reis 20-1/5
Jonas no ventre do peixe Jonas 2-1


-Com o passar dos tempos vieram os pensadores e dividiram o saber em Categorias: Filosófico x Científico.
Mais tarde na Renascença: espiritualidade, filosófico, cientifico.
-O que foi acontecendo é que começaram as explicações para todas as coisas. E ainda com as descobertas científicas, rapidamente o homem passa a ocupar um espaço no absoluto Deus.
-Depois resumindo bem veio o Humanismo onde se chegou a conclusão que Deus atrapalhava o homem por causa da religião, tirava sua liberdade e seu “reinado”.


-É bem verdade que o homem hj tem explicações para vamos dizer tudo, descobertas que a 10 anos atrás eram inimagináveis hoje estão no pleno uso para beneficio do homem.
O homem tem explicação para tudo, tudo que é na vida do outro, mas as crises internas suas, descontrole emocional, crises conjugais, ele não sabe como lidar, seja La qual for sua patente: Cientista, Matemático, Empresário etc.
Isso mostra que as invenções tecnológicas não trouxeram felicidade completa ao homem, esse avanço descomunal das descobertas não soluciona a falta de paz.


Ex Alemanha jovem matou 9, Violencia tem aumentado, Depressão tbem. Porque? Existe um lugar no homem que está reservado para Deus, se ele não estiver lá, haverá sempre um vazio, sempre parece faltar algo na vida da humanidade. O homem é imperfeito.


-Vivemos então num emaranhado de domínios: que são a Lógica, o Relativismo e o desenvolvimento cientítico. Varias opiniões para eu decidir e também o que Deus diz coloca-se dentro de um pacote e....
A mente fica compartimentada, a vida dividida nosso raciocínio são verdadeiros quartos fechados onde cada quarto é um assunto específico.


-Qual é o efeito disso tudo na Oração que fazemos no Seculo XXI?


Vamos entender como é o homem do século XXI – ele trabalha muuuito logo, faz 2 faculdades, pós graduação, mestrado, doutorado cursos de especialização, ou trás serviço para casa, outros tem 2 até 3 empregos, se divorcia 2 a 3 vezes, precisa de respostas rápidas, ´e formado por Cabeça, Corpo, Membro e Celular (que já incorporou ao corpo), logo seu tempo para leitura e oração é pequena. Tem que ser bem específica e sintetizada.


Porque ele trabalha muuito precisa de Entretenimento para desanuviar, logo o pouco tempo que tinha, já Era....
Como oramos no século XXI?


Se tiver um problema na justiça minha oração é para que Deus dê sabedoria ao advogado
Se não puder ter filho, Deus use o especialista na Inseminação Artificial
Se for saúde o médico especialista seja usado por Deus.


-Nada errado nisso eu também tenho Seguro saúde, faço seguro de carro., mas sutilmente nós tendemos a dividir com o especialista o poder de Deus. O Maximo que Deus opera é a ultima descoberta científica. Não é uma tendência?.


Ex. Morei em Recife participamos em comunidade carente em Igarassu, 1 posto de saúde as quintas feiras.....
Há uma dificuldade de navegar no Sobrenatural de Crer no Poder de Deus, na ação do Esp.Santo.


O homem tem necessidade de ter algum artifício perto porque Deus parece estar tão longe. Alguns tem uma pirâmide na mesa, para atrair bons fluídos, outros usam roupas de tal cor para atrair ou espantar (a gosto do cliente)., outros começam o ano fazendo comendo isso, ou tomando banho de mar etc. a necessidade do homem em fazer algo para ajudar a Deus é absurda. Sem contar no poder da mente positiva, e por ai vai...


-Esse emaranhado de filosofias, conceitos de vida, estilo de vida são barreiras para se aproximar de Deus, Deus fica longe fica fraco, sua potência é quase nula.
-Eu pensei em muitas situações que vi e uma das maneiras de quebrar todos esses emaranhados é quando um desses especialistas diz a seguinte frase:


NÃO HÁ O QUE FAZER – essa frase destrói as proteções, desnuda o homem, iguala todos num mesmo nível, principalmente quando se corre risco de vida e é um familiar, filho, esposa, marido.


-Quando isso acontece naturalmente ele se remete a Deus:


1-Será que Deus pode me ajudar? Onde ele está?
Essa frase mostra que ele reconhece a Soberania de Deus, se torna humilde
Passa um tempo se nada acontecer, então a próxima atitude normalmente é
2-Procurar um Pastor, uma autoridade, alguém que reconheça essa espiritualidade e dizer: Eu tenho feito algumas coisas erradas, será que é castigo?

Essa frase é uma Confissão de Pecados

Passa um tempo se nada acontecer, a próxima ainda é
3-Se precisar eu tenho um dinheiro, posso vender uma casa, um carro, tenho jóias será que se eu ajudar alguém ou dar a uma instituição Deus responde a minha oração?

Nada do que tenho traz segurança, eu preciso da sua misericórdia Deus, o que eu preciso fazer.
Com base nessas informações vamos pensar na Oração de Jesus.

Matheus 6-5/13
5-Não sejam hipócritas, orar para uma multidão
6-Tenha o seu momento de Intimidade com Deus
7-Não useis de vãs repetições, não é pelo muito falar Atos 19-32/37, profetas de Baal, Elias dizia gritem vai ver ele esta dormindo. Não adianta repetições
Falar muito não obriga a Deus fazer o que queremos ou precisamos.

Deus trabalha no tempo, nos ensina a ter paciência, ensina quem desiste fácil a ter persistência ou perseverança no tempo, o tempo cura as feridas, o tempo é o santo remédio.

Quanto tempo demora para formar um caráter – vc determina. Se diz que continua cometendo os mesmos erros sempre....
8-Sabe o que é necessário, qual o sentido?

-nos torna dependentes de Deus – teoria econômica
-nos deixa seguros
-fortalece nossa fé
-ensina a vontade de Deus

9-Pai nosso que estás nos céus
Precisasmos restaurar a imagem do pai terreno que muitas vezes foi violento, abandonou, se omitiu
-O bom Pai, esta sempre presente logo esta próximo, sabe de nossas necessidades e trabalha para supri-las

10-Venha o teu reino

Se manifeste ao mundo se possível através das minhas obras
Seja feito a sua vontade
Amo ao Senhor psua vontade prevalece. porque reconheço o que és, independente da sua decisão.(fazer ou não). Se dissermos que amamos mas tem que ser do nosso jeito, não amamos, isso é relacionamento egoísta e num casamento não funciona, no namoro também e com Deus idem

11-Necessidades físicas, espirituais e naturais, emocionais, profissionais...

12-Perdoa-nos assim como, exercito perdão senão não sou perdoado também 14 e 15

13-Livra nos do mal, da nos força para vencê-lo. O diabo não nos força a fazer. Sem aquela conversa que estava passando em frente a uma boate o diabo me fez....não é verdade., tendência a não assumir os erros.


Qual a condição para sermos ouvidos por Deus no Sec. XXI a mesma ..
Nos humilharmos, reconhecer seu domínio, confissão, dependência, ou seja eu me rendo a ele, me quebranto a ele, ele me dirige em tudo.


O AP. Paulo nos fala de coisas práticas fruto de uma vida de oração
Romanos 23-9/21


O resultado de nossa oração diária é parecermos mais com Jesus e gerarmos uma identidade que nos torna semelhantes em nossas atitudes.
Vila 15/03/2009

Vila Mariana

(11) 5571-1116
Rua Joaquim Távora, 652 - Vila Mariana
São Paulo-SP